cursos-online-cursoscomcertificados-cursos-gratuitos-artigos-dicas

Detalhes do Produto

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI E A INCORPORAÇÃO DO AFETO À SALA DE AULA

Esta obra tem como objetivo discorrer sobre Pestalozzi e a incorporação do afeto à sala de aula, partindo da constatação e a enfatização do amor como fundamento, meio e finalidade da educação.

Pestalozzi não enfatizou o amor em detrimento da racionalidade, que busca, através da prática, um amor “vidente” ou “esclarecido”, que não se perca nos impulsos da sentimentalidade, nem tampouco se embarace nos frios cálculos da razão, mas que é importante que todas as forças se conjuguem (INCONTRI, 2004).

O amor pedagógico é justamente o que não enxerga, mas sente o ser humano como detentor de potencialidades, como herdeiro da divindade e como dono de si mesmo, no processo de autoeducação. […] Este processo deve ser deflagrado pelo educador no educando (INCONTRI, 2004: 147).

Pestalozzi é considerado um dos defensores da educação autônoma e de liberdade com forte presença no estímulo do educador. Ele enfatizou a formação do homem ético, sem desprezo pelo desenvolvimento cognitivo e, das idéias de transformação sociopolítica, sem apelo a um sistema totalizante e autoritário (INCONTRI, 2004).

Tem-se como principal objetivo discorrer sobre o pensamento de Johann Heinrich Pestalozzi. Para tanto, os objetivos específicos incluem: apresentar a biografia   e   as   ideias   de   Johann  Heinrich  Pestalozzi; abordar  a  questão  dos sentimentos e o processo de aprendizagem; discorrer sobre a pedagogia do amor de Pestalozzi.

Buscando atingir os objetivos propostos, este trabalho optou por utilizar como metodologia de pesquisa a revisão de literatura em vasto material bibliográfico a respeito do pensamento e pedagogia de Pestalozzi, almejando que resultasse em relevantes informações para o conteúdo do presente estudo.

Categorias ,

Descrição

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI E A INCORPORAÇÃO DO AFETO À SALA DE AULA

Com o propósito de focalizar a vida e o pensamento de Johann H. Pestalozzi, esta obra constou de revisão de literatura para sua concretização. JOHANN HEINRICH PESTALOZZI E A INCORPORACAO DO AFETO A SALA DE AULA.

Em seu desenvolvimento, são analisados os seguintes pontos:

  • biografia e ideias de Johann H. Pestalozzi;
  • os sentimentos e o processo de aprendizagem;
  • a pedagogia do amor de Pestalozzi.

Foi possível verificar que o processo pedagógico de Pestalozzi é marcado pela gradualidade, seguindo o desenvolvimento da natureza que não faz saltos, mas procede lentamente por acréscimos imperceptíveis.

Para Pestalozzi o método de toda educação consiste em um princípio muito simples: seguir a natureza.

O educador vigia para que o crescimento do aluno não seja prejudicado e siga o curso de sua própria lei.

Com entusiasmo, Pestalozzi acreditou no poder da educação para aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade, influenciando, assim, reis e governantes a pensarem na educação do povo.

Sendo o primeiro a tentar fundamentar a educação no desenvolvimento orgânico mais que a transmissão de idéias, Pestalozzi revolucionou a disciplina, baseando-a na boa vontade recíproca e na cooperação entre aluno e professor, dando novo impulso à formação de professores e ao estudo da educação como uma ciência.



Artigos e Tutoriais

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “JOHANN HEINRICH PESTALOZZI E A INCORPORAÇÃO DO AFETO À SALA DE AULA”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *